Santos

Ardência ao urinar: principais causas

Ardência ao urinar: principais causas

Um dos sintomas bastante comuns em mulheres, a ardência ou incômodo ao urinar, normalmente é associada a infecção urinária, porém ela pode ser causada por diversos outros problemas do trato urinário ou ginecológico.

Conheça algumas delas:

Cistite Aguda

É um tipo de infecção urinária. Consiste na inflamação da bexiga, ocasionada por uma infecção bacteriana. A principal bactéria responsável pela cistite é a Escherichia Coli. O tratamento é feito com antimicrobianos e analgésicos.

Doenças Sexuamente Transmissíveis (DST)

São caracterizadas pelo contágio durante as relações sexuais. Algumas DST como a uretrite gonocócica, a uretrite por Chlamydia trachomatis, a herpes genital e a tricomoníase podem se manifestar com a ardência ao urinar.

Cólica Renal

A cólica renal, que ocorre em decorrência da obstrução do ureter (ducto que transporta a urina do rim para a bexiga) por um cálculo (pedra) urinário, pode ser acompanhada, algumas vezes, de ardência uretral. Isto ocorre particularmente quando o cálculo está na junção do ureter com a bexiga, e é acompanhado de vontade frequente de urinar.