Santos

Câncer de próstata – Dr. Examina

Câncer de próstata – Dr. Examina

É o segundo câncer mais comum em homens, atrás somente do câncer de pele. Responsável por mais de 61.000 mortes no Brasil em 2016. Acomete homens a partir dos 50 anos, aumentando a incidência com o envelhecimento, sendo muito raro a sua ocorrência antes dos 50 anos. Os principais fatores de risco são a raça negra e a presença de casos de câncer de próstata em parentes de primeiro grau, principalmente quando o diagnóstico ocorreu com menos de 55 anos.

O câncer da próstata consiste em um defeito celular, onde células defeituosas (cancerígenas) passam a se multiplicar desordenadamente, crescendo e invadindo órgãos e estruturas vizinhas, podendo ocasionar danos. Também podem emitir células cancerígenas para locais distantes, que são as metástases.
O diagnóstico precoce ainda é a melhor ferramenta para combater esta doença. Descobrir a doença quando ela está restrita à próstata é o principal fator para conseguir a cura.
O diagnóstico é realizado através do exame de toque retal, onde o médico palpa a próstata e é capaz de perceber alguma alteração suspeita, e da dosagem de PSA, que é uma substância produzida pela próstata e pode ser medida no sangue.

Quando há alguma alteração nesses exames, o próximo passo é a realização de biópsias da próstata. Estas biópsias consistem em obter pequenos fragmentos da próstata por punção com agulha fina orientada por ultrassonografia. Estes fragmentos serão analisados por um médico patologista que dará o diagnóstico preciso.

Todos os homens entre 50 e 75 anos devem consultar o urologista anualmente para fazer o exame preventivo de câncer de próstata. Aqueles que possuem os fatores de risco devem começar aos 45 anos.

Localizada no Centro de São Vicente, ao lado do Shopping Brisamar, na Dr. Examina você encontra diversas especialidades médicas com atendimento de qualidade e com preços populares em um só lugar. Entre em contato conosco e agende agora uma consulta!
Atendemos pessoas de toda a Baixada Santista (Guarujá, Santos, Praia Grande, Cubatão).