BLOG

Cirurgia Vascular

22 out

Cirurgia Vascular

 

A Cirurgia Vascular é a especialidade que cuida de doenças nas Artérias, Veias e Vasos Linfáticos. Está especialidade também é conhecida como Angiologia.

 

O Aparelho Circulatório ou Cardiovascular é responsável por irrigar todas os tecidos do nosso corpo com o sangue, levando água, nutrientes e oxigênio para as células e trazendo os produtos do metabolismo celular e gás carbônico para serem eliminados pelos rins, fígado e pulmões. O sangue é bombeado pelo coração e é transportado pelas artérias para os mais diversos órgãos. À seguir, o sangue retorna pelas veias em direção ao coração. Há um terceiro tipo de vaso, chamado de vaso linfático, que transporta um líquido chamado linfa, produzido pelas células, em direção ao coração.

O Coração é de responsabilidade do Cardiologista e os Vasos Sanguíneos e Linfáticos de responsabilidade do Cirurgião Vascular.

 

A saúde dos vasos sanguíneos pode ser afetada por algumas doenças bem conhecidas, como a Aterosclerose, o Diabete Mellitus e a Hipertensão Arterial. Também são bem conhecidos os danos vasculares ocasionados pelo Cigarro. O controle desses agravos é fundamental para prevenção das doenças vasculares.

  

 

Alguns sintomas que podem sugerir problemas vasculares:

 

Dor nas panturrilhas ao caminhar que melhoram ao parar de andar

Inchaço nas pernas (Edema)

Presença de varizes

Alteração da coloração dos pés e pernas

Perda de pêlos nos pés e pernas

Dedos arroxeados e gelados

Feridas nas pernas que não cicatrizam

 

Varizes no membro inferior

Cianose

 

Como é o Exame Físico Vascular dos membros inferiores?

 

O Médico Vascular consegue avaliar se a perfusão sanguínea nos membros inferiores está adequada através de Inspeção, verificando presença de rarefação de pêlos, de cianose, de dermatite. Em seguida, executa-se a Palpação onde pode verificar a diferença de temperatura entre os membros, a palpação dos pulsos, e avaliação de edema. Para complementar a avaliação pode-se lançar mão de exames como o Doppler e a Arteriografia.

 

Telangiectasias (vasinhos)

Dermatite Ocre

 

As doenças vasculares mais comuns são:

 

Insuficiência Venosa dos Membros Inferiores

Varizes

Teleangiectasias

Aneurisma

Trombose

Flebites

Doença Arterial Oclusiva dos Membros Inferiores