Santos

Muitas cólicas durante a TPM é normal?

Muitas cólicas durante a TPM é normal?

Muitas mulheres têm dúvidas bastante comuns quando vão ao ginecologista, porém grande maioria de suas perguntas são bastante simples e referentes a processos naturais do corpo feminino que ocorrem no dia a dia.

Principalmente durante a puberdade e nas primeiras consultas com um ginecologista é que as mulheres disparam suas dúvidas ao profissional, o que é normal devido a essa nova etapa da vida e às mudanças que com ela vêm. Normalmente, grande parte são dúvidas sobre a Tensão Pré-Menstrual (TPM). “É normal sentir muita cólica durante a TPM?”, “Sinto muita dor de cabeça nos dias que antecedem a menstruação, isso acontece normalmente na TPM?” ou “Meus seios ficam doloridos e aumentam de tamanho, isso vai acontecer sempre?” estão entre as perguntas mais frequentes.

Em primeiro lugar, é muito comum sentir cólica antes da menstruação, já que o seu corpo está em um processo natural de contração do útero e eliminação do endométrio. As dores de cabeça e inchaço nos seios também são comuns durante a tensão pré-menstrual e podem causar bastante desconforto. No entanto, se esses sintomas se apresentarem de maneira intensa a ponto de atrapalhar o andamento das atividades cotidianas é recomendado procurar um médico especialista para averiguar a situação.

Saiba mais sobre:

Prevenção do Câncer de Mama

Acne na Mulher Adulta

Teste de Papanicolau – Exame Preventivo Para Câncer do Colo do Útero

Ovários Policísticos

Obesidade

Check-up Cardiovascular