O sarampo é uma doença comum em crianças que ainda têm um sistema imunológico mais frágil.
O sarampo pode ser transmitido pelas secreções respiratórias e todas as crianças brasileiras recebem imunização, porém isso pode não ser o suficiente em algumas situações.
Entre os principais sintomas do sarampo estão:
- Tosse
- Febre alta
- Conjuntivite
- Coriza
- Fotofobia
- Lesões na mucosa bucal
- Manchas avermelhadas
Como aliviar os sintomas do sarampo
Não existe tratamento específico para eliminar o vírus do Sarampo. Mas existem formas de aliviar os sintomas, como:
Repousar e tomar água
Repousar bastante para que o corpo possa recuperar e combater o vírus e beber muita água, chá ou água de coco é muito importante para uma boa recuperação, ajudando também a prevenir a desidratação.
Usar compressas frias
O sarampo pode causar conjuntivite e os olhos podem ficar avermelhados e muito sensíveis à luz e produzindo muita secreção. Para solucionar isso pode-se limpar os olhos com compressa fria molhada em soro fisiológico, sempre que houver secreção e o uso de óculos escuro pode ser útil mesmo dentro de casa.
As compressas frias também podem ser úteis para baixar a febre e para isso deve-se colocar uma gaze molhada com água fria na testa, nuca ou axilas para baixar naturalmente a temperatura do corpo.
Umidificar o ar
Para fluidificar as secreções, facilitando sua retirada pode-se umidificar o ar, colocando uma bacia com água no cômodo onde o doente está. Este cuidado ajuda também a manter a laringe menos irritada, aliviando o desconforto da garganta.
Como evitar pegar Sarampo
A melhor forma de evitar o Sarampo é tomar vacina contra o Sarampo que é indicada aos 12 meses de vida, com dose de reforço aos 5 anos (mas que pode ser tomada por todas as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas).
Quem tomou a vacina está protegido por toda a vida e não precisa se preocupar se houver algum caso de sarampo numa região próxima. No entanto, quem ainda não foi vacinado pode ser contaminado e por isso deve se manter distância das pessoas contaminadas e tomar imediatamente a vacina num posto de saúde. Contudo, caso venha a ser contaminada, a melhor coisa a ser feita é procurar um médico pediatra.
Na Clínica Dr. Examina você conta com clínicos gerais e diversos outros profissionais que podem diagnosticar sua doença e prescrever tratamentos a um preço acessível.
Entre em contato conosco!