Santos

Exames Laboratoriais

Exames Laboratoriais

As coletas de exames de sangue são realizadas no período da manhã na unidade Santos, na Av. Ana Costa, 493 – conjunto 77, ou nos laboratórios parceiros.

Para orientações sobre valores e preparo dos exames fale com nossos atendentes pelo telefone (13) 3304-7976 ou pelo WhatsApp clicando aqui

SOBRE EXAMES DE LABORATÓRIO…

A medicina evoluiu de forma estrondosa no último século, e grande parte desta evolução deve-se à descoberta de inúmeras substâncias e moléculas do nosso organismo que podem ser aferidas e quantificadas em alguma secreção ou amostra de tecido do nosso corpo. Como estas aferições são realizadas em um laboratório, as chamamos de EXAMES LABORATORIAIS.

Existem mais de 1.000 substâncias que podem ser medidas no sangue ou na urina. Não é uma tarefa simples realizar estas medições. São necessários aparelhos especiais, profissionais especializados na coleta, no condicionamento, no armazenamento, no processamento e na interpretação dos exames. Observe que, com uma variedade tão grande de exames, é necessário que um médico determine quais deles serão úteis para o seu caso. Além de que existe o risco de alguns exames poder levar a interpretações equivocadas e consequentemente tratamentos que não deveriam ser feitos. Sempre consulte um médico para saber quais exames você deverá fazer e posteriormente para interpretar os resultados.

Agende seu exame por Whatsapp clicando aqui

De acordo com o tipo de exame poderá ser necessário um preparo diferente, que pode ser um período determinado de jejum, a suspensão ou uso de um determinado medicamento previamente à coleta, alguma forma de depilação, abstinência sexual, etc. O preparo será informado no agendamento do exame e é importante que seja seguido para melhorar a acurácia do exame.

Os exames de sangue, são todos aqueles que são realizados através de uma amostra de sangue do indivíduo. A amostra é obtida por punção por agulha em uma veia ou em uma artéria, a depender do tipo de exame. Em crianças, há a possibilidade de coleta de sangue por punção óssea. O exame de sangue mais conhecido é o “Hemograma”, que consiste na medição da quantidade de células de linhagem vermelha (eritrócitos), branca (leucócitos) e plaquetas. Tem finalidade de diagnosticar diretamente algumas doenças do sangue como a anemia, e auxiliar indiretamente no diagnóstico de outras doenças que podem alterar a composição celular do sangue, como algumas infecções.

Agende seu exame por Whatsapp clicando aqui

Assim como o exame de sangue, o exame de urina também é um termo genérico para diversos exames diferentes que podem ser realizados através de uma amostra de urina. Pode-se avaliar características físicas da urina, como a densidade, a cor e o volume, assim como características bioquímicas, como a determinação do pH e de algumas moléculas como sódio, cloreto, creatinina. Também é possível identificar sedimentos sólidos como presença de cilindros hemáticos, hemácias, leucócitos, bactérias, cristais, dentre outros.

É importante ressaltar que os exames laboratoriais são ferramentas complementares a uma consulta médica, ou seja, tem utilidade para diferenciar ou confirmar uma das suspeitas diagnósticas levantadas durante a consulta médica. Comece sempre consultando um médico.