BLOG

Ginecologia

04 out

Ginecologia

 

Para saber sobre vagas disponíveis, valores de consulta, nomes dos médicos acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.

 

Sobre a GINECOLOGIA…

 

A Ginecologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados do Aparelho Genital Feminino. Os Ginecologistas tratam as doenças da Vagina, dos Ovários e do Útero.

 

 

O médico ginecologista é considerado o Médico das Mulheres, pois as acompanham em todas as fases da sua vida, participam de momentos felizes como o nascimento dos filhos, auxiliam na solução de problemas íntimos e acabam muitas vezes sendo até confidentes de suas pacientes.

 

Quais as Doenças Mais Comuns tratadas pelo Ginecologista?

 

A lista de problemas tratadas pelo ginecologista é enorme, entretanto, podemos classificá-las em algumas categorias. São elas:

 

  • Problemas relacionados ao Sexo;
  • Problemas relacionados à Menstruação;
  • Problemas relacionados à Gestação;
  • Problemas relacionados à Fertilidade;
  • Problemas relacionados às Distopias Genitais (“bexiga caída”, rotura do períneo, prolapso de útero, etc.);
  • Problemas Infecto-Contagiosos;
  • Câncer do Aparelho Genital Feminino.

 

Por que uma Mulher Saudável deve Consultar um Ginecologista?

 

A Mulher Saudável tem alguns motivos para ter acompanhamento periódico de um ginecologista.

 

Na Puberdade, quando inicia a menstruação e o desenvolvimento da sexualidade, as garotas devem ter uma avaliação sobre o Desenvolvimento Adequado do Genital Externo, das Mamas, orientação sobre o Ciclo Menstrual e orientação sobre Sexualidade.

 

Com o Início da Atividade Sexual, tornam-se importantes três aspectos: a Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Anticoncepção e o Exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (Papanicolau).

 

Na idade mais adulta, a mulher saudável terá o auxílio do ginecologista para Planejamento Para a Gravidez, e posteriormente o Acompanhamento Pré-Natal. Um preparo pré-natal adequado é importante para o nascimento de uma criança saudável.

 

A partir dos 40 anos, a mulher saudável precisa realizar o Exame Preventivo do Câncer de Mama.

 

Após a Menopausa, vem a fase conhecida como Climatério, onde a mulher saudável passa a apresentar sintomas da Falta do Hormônio Estrogênio. Mais uma vez o ginecologista auxiliará no Alívio dos Sintomas do Climatério além de monitorar os eventos de saúde comuns desta fase que são a Osteoporose e as Doenças Cardiovasculares.

⇒⇒ VER OUTRAS ESPECIALIDADES