Santos

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

 

O HPB é uma doença que compromete homens a partir de 50 anos, e consiste no aumento volumétrico da próstata. Como a próstata situa-se abaixo da bexiga e engloba a uretra (canal da urina), em alguns homens, este aumento da próstata pode comprimir a uretra e ocasionar  . Nesta situação, o indivíduo poderá apresentar jato urinário fraco, intermitente e prolongado, aumento no número de vezes que precisará urinar, necessidade de fazer esforço para urinar, vontade urgente de urinar.

 

O tratamento estará indicado nos indivíduos sintomáticos, ou que apresentem complicações relacionadas ao HPB. Dentre as complicações encontramos desde alterações anatômicas no aparelho urinário como “bexiga de esforço” em exames de imagem, como outras mais graves como infecção urinária de repetição, formação de cálculos na bexiga, retenção urinária, sangramento na urina ou insuficiência renal.

 

Podemos classificar as modalidades de tratamento do HPB em duas: medicamentoso e cirúrgico. Existem medicamentos que podem reduzir o volume da próstata e que também podem promover um relaxamento das estruturas musculares ao redor da próstata melhorando a passagem da urina.

 

Dentre os tratamentos cirúrgicos temos diversas técnicas que têm sua indicação individualizada de acordo com cada caso. A mais utilizada atualmente é a ressecção endoscópica da próstata, que é uma técnica em que o cirurgião opera com uma câmera introduzida pela uretra.

 

Veja o filme exemplificando uma cirurgia endocópica da próstata, para tratamento de HPB:

 

⇒⇒ VER SOBRE A ESPECIALIDADE UROLOGIA

⇒⇒ VER SOBRE OUTRAS ESPECIALIDADES