BLOG

Infectologia

17 abr

Infectologia

 

Para saber sobre vagas disponíveis, valores de consulta, nomes dos médicos acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.

 

Sobre a INFECTOLOGIA…

 

Infectologista é o médico responsável pelo o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por Doenças Infecciosas. Atualmente essas doenças são responsáveis por muitas das consultas médicas ambulatoriais e em pronto-socorro.

 

O Infectologista atua basicamente em 4 áreas:

 

– Diagnóstico e tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias
Imunizações (Vacinação)
– Uso correto de Antibióticos
– Controle de Infecção Hospitalar

 

Quando devo procurar um Infectologista?

 

Qualquer pessoa com diagnóstico de uma doença infecto-parasitária irá se beneficiar de uma consulta com o Infectologista. Ele terá Protagonismo na condução de casos de AIDS/HIV, Tuberculose, Febres Hemorrágicas, Viroses Epidêmicas e Endêmicas, Infecções por germes Multi-Resistentes, Leptospirose, Malária, Febre Amarela, Leishmaniose e outras. Também terá um papel coadjuvante em algumas doenças infecciosas, onde outras especialidades também participam do tratamento, como nas Uretrites Gonocóccicas e Não-gonocóccicas, Hepatites Virais, Pneumonias, Endocardites, Infecções Urinárias Complicadas, Infecções Cutâneas Graves, Meningites, etc. 

Quando uma pessoa estiver com quadro infeccioso, onde já tenha tentado mais de um antibiótico e não obteve êxito, a opinião do infectologista sobre a melhor abordagem torna-se muito relevante.

É o profissional que poderá esclarecer dúvidas sobre prevenção de doenças infecciosas e sobre imunizações. Por exemplo, pessoas que irão viajar para áreas que sabidamente possui Doenças Endêmicas ou Epidêmicas, poderiam ser orientadas como preveni-las. Contactantes de pessoas com Tuberculose, devem ser orientados a realizar a quimioprofilaxia da doença com o infectologista. Os exemplos são inúmeros.

 

Exemplos de doenças comuns tratadas pelo Infectologista

 

– Corona Vírus (COVID19)

– HIV/AIDS

– Hepatites Virais

– Febre de origem indeterminada

– Dengue

– Tuberculose

– Doenças Sexualmente Transmissíveis

– Sarampo

– Poliomielite

– Rubéola

– Escabiose, Pediculose e outras parasitoses cutâneas

– Verminoses e parasitas do trato gastrintestinal

– Viroses como Zika e Chikungunya

 

⇒⇒ VER OUTRAS ESPECIALIDADES