Nefrologia - Clínica Dr Examina

BLOG

Nefrologia

16 mar

Nefrologia

 

Para saber sobre vagas disponíveis, valores de consulta, nomes dos médicos acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.

 

Sobre a NEFROLOGIA…

 

A Nefrologia é a especialidade que cuida das Doenças Clínicas Dos Rins. Os rins possuem 5 funções primordiais para a vida: controle hidroeletrolítico, regulação ácido-base, eritropoese, homeostase do cálcio, controle pressórico.

 

O Controle Hidroeletrolítico consiste em manter o equilíbrio de água e de sais no organismo. O excesso de água deve ser constantemente eliminado, assim como a falta de água necessita que o corpo execute uma série de adaptações para resistir à escassez.

 

A Regulação Ácido-Base consiste em manter o pH do sangue entre 7,35 e 7,45, que é o ideal para o funcionamento adequado das células. De uma forma geral, o pH é o grau de acidez. As funções celulares tendem a tornar o ambiente ácido. Portanto, o rim, juntamente com os pulmões, exerce a função de eliminar o ácido excedente e manter o pH sanguíneo neutro.

 

Eritropoese é a formação das hemácias. A hemácia é o glóbulo vermelho, a célula do nosso sangue que transporta o oxigênio para todas as outras células do corpo. O rim produz um hormônio chamado eritropoetina que é responsável por estimular a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos.

 

Homeostase do Cálcio consiste em manter a quantidade de cálcio adequada no organismo, de acordo com sua necessidade. O cálcio é um dos principais componentes dos ossos, participa de diversas reações químicas importantes do organismo, como por exemplo a contração muscular.

 

Por fim, o rim tem atuação importante no Controle da Pressão Arterial através do sistema renina-angiotensina-aldosterona. Este sistema tem papel importante na vasoconstrição arterial, sendo alvo de inúmeros estudos que culminaram no surgimento de remédios que atuam nesse sistema ajudando a controlar a pressão nos hipertensos.

 

Dessa forma, o mal funcionamento do rim pode ser fatal. A medicina e a ciência atual permitiram que um paciente com insuficiência renal grave sobreviva por muitos anos. Seja com medicamentos que corrijam as falhas dos sistemas mencionados, seja com aparelhos e técnicas capazes de simular algumas funções dos rins. A maior revolução para esses pacientes se deu com o transplante de órgãos, onde o rim é doado de uma pessoa para outra.

 

“O Nefrologista é o médico indicado para cuidar daquelas pessoas cujos rins não funcionam bem e precisam de Terapias de Substituição Renal, que são a Diálise e o Transplante de Rim”

 

Quem precisa consultar o nefrologista?

 

Todas as pessoas com doenças nos rins ou doenças que danificam os rins deveriam consultar regularmente o nefrologista.

As doenças mais conhecidas por danificar os rins são a Hipertensão Arterial e o Diabetes. Mas existem outras menos conhecidas como o Lupus, algumas Vasculites, e outras doenças autoimunes.

O Nefrologista é o médico que está presente nas sessões de Hemodiálise, e que ajudam aqueles pacientes quando têm alguma intercorrência.

As pessoas que possuem Alterações Nos Exame de Urina, ou Elevação Dos Níveis de Uréia e Creatinina, deveriam consultar este especialista.

Outra situação que o Nefrologista tem grande atuação é nos pacientes que formam Cálculos Urinários Com Frequência. O nefrologista realiza investigação de possíveis causas de formação de cálculos recorrentes.

 

Conheça a Nefrologista Dra. Desireé

Diferença Entre Nefrologista e Urologista

 

⇒⇒ VER OUTRAS ESPECIALIDADES