BLOG

Pediatria

20 set

Pediatria

Pediatria é a especialidade que cuida da saúde de crianças e adolescentes. Os cuidados incluem orientações dos pais sobre sobre alimentação, crescimento, aleitamento materno, vacinação, prevenção e tratamento de doenças.

 

Pediatra e suas funções…

 

Bebês

O nascimento de uma criança desencadeia muitos sentimentos novos, e a visita ao pediatra tem papel essencial para diminuir a ansiedade e o nervosismo dos pais. O pediatra funciona como um “manual de instruções” da nova aquisição da família. Ensina como amamentar, como acalmar, mostra quais reações são normais e quais são alteradas, alerta sobre os problemas e situações mais comuns enfrentados pelo novos pais.

 

Crescimento

Toda criança apresenta um padrão de crescimento progressivo. As velocidades de crescimento variam em cada etapa da vida da criança. Quando uma criança para de crescer ou de ganhar peso é um sinal de alguma coisa não vai bem. A avaliação do crescimento é uma tarefa essencial executada pelo pediatra. O médico enquadra as medidas da criança em um gráfico e observa se o padrão de crescimento daquela criança está normal para sua idade e sexo.

Imunização

É na infância que somos apresentados para a maioria das bactérias e vírus existentes no nosso ambiente. Essa exposição ocasiona uma reação do nosso sistema imunológico, que cria um “arquivo” sobre aquele invasor para que ele seja sempre imediatamente reconhecido pelas nossas células de defesa. Portanto, criamos inúmeros anti-corpos para os mais diversos microrganismos. Alguns microrganismos estão erradicados ou são incomuns no nosso meio. Para eles existem as vacinas. A vacina é um meio de apresentar microrganismos mortos ou atenuados, ou mesmo partes deles, ao nosso sistema imunológico, e assim criar o “arquivo” de defesa para eles. A vacinação precoce é um ato de amor, onde os pais concedem proteção aos seus filhos.

Diagnóstico e Tratamento

Criança doente é motivo de extrema agonia para os pais. A criança exterioriza seus sintomas com dramatização capaz de partir o coração de qualquer pessoa. É capaz de apontar dores fora da região acometida, a intensidade é sempre a pior possível, associa sintomas que não existem quando questionada. Enfim, um mistério terrível para os pais. Mas não para o pediatra. O pediatra, usando de muita habilidade e psicologia, desvia a atenção da criança e norteia a investigação da suas queixas com precisão. É capaz de detectar se aquela pior dor do mundo é tão intensa mesmo, ou se dói o corpo inteiro ou somente alguma parte.

 

Conheça nossos especialistas: Dr. Macrino Gomes da Silva Neto