BLOG

Coloproctologia

31 mar

Coloproctologia

 

Para saber sobre vagas disponíveis, valores de consulta, nomes dos médicos acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.

 

Sobre a COLOPROCTOLOGIA…

 

Também conhecida apenas como Proctologia, a coloproctologia é a especialidade médica que estuda e trata doenças relacionadas ao intestino grosso, reto e ânus. Entre os sintomas que eles avaliam estão:

 

  • Dificuldade ou dor ao evacuar;

  • Diarréia cronica;

  • Sangramento nas fezes;

  • Cólica abdominal;

  • Obstipação.

 

O proctologista trata dois tipos de câncer que têm significativa prevalência: o Câncer Colorretal e o Câncer de Ânus.

O câncer colorretal se manifesta principalmente em indivíduos acima de 50 anos, tem uma predisposição familiar significativa, e o seu principal sinal clínico é a presença de sangue nas fezes. Portanto, todas as pessoas maiores de 50 anos ou com história familiar positiva podem ser submetidas a uma consulta proctológica para rastreamento do câncer colorretal.

Surgimento de nodulações anais, podendo ou não sangrar ao passar o papel higiênico, devem ser avaliadas pelo proctologista. Existem diversas lesões que podem apresentar esta característica, como o câncer de ânus, a doença hemorroidária, os plicomas, o condiloma acuminado.

A principal queixa que motiva as pessoas a procurarem o proctologista é o surgimento de “Hemorróidas”. Entretanto, é importante ressaltar que nem toda alteração que ocorre no ânus deve ser atribuída à hemorróida. As hemorróidas são veias normais da região do ânus, mas algumas pessoas podem apresentar defeitos que as fazem ficar salientes, protrusas, podendo ocasionar incômodo e sangramento. Estas pessoas possuem Doença Hemorroidária e precisarão consultar o proctologista.

 

⇒⇒ VER OUTRAS ESPECIALIDADES