Santos

Refluxo em Bebês

Refluxo em Bebês

Bastante frequente no primeiro ano de vida da criança, o refluxo gastroesofágico ocorre quando o alimento volta do estômago para o esôfago. Todos os bebês têm algum grau de refluxo quando nascem, principalmente os prematuros. Isto é explicado pela imaturidade do sistema digestivo. Como os lactentes ingerem apenas alimentos líquidos, o refluxo torna-se mais comum.

Além do retorno do leite, o bebê pode apresentar outros sintomas como dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito, deixando-o muitas vezes inquieto e irritado. Porém, conforme forem incluídos alimentos sólidos na dieta do pequeno, o problema tende a diminuir.

Quando o refluxo é causado por outros fatores, os sintomas tendem a se apresentar de forma mais intensa e não melhorar após o sexto mês de vida do bebê. Portanto, é importante prestar atenção se o seu bebê não está ganhando peso, vomita com muita frequência, recusa a mamar ou chora após mamar. Nesses casos, procure um pediatra para que ele faça exames e indique o melhor tratamento.

Na Clínica Dr. Examina você encontra pediatras para os cuidados com o seu bebê, que realizam atendimento médico de ótima qualidade e com preços populares. Agende uma consulta!