Santos

Sexagem Fetal – O Exame Para Saber o Sexo do Bebê

Sexagem Fetal – O Exame Para Saber o Sexo do Bebê

O QUE É SEXAGEM FETAL?

Sexagem fetal é um teste utilizado para determinar o sexo biológico do bebê por meio de uma amostra de sangue materno (plasma). Sabe-se que no sangue materno é possível encontrar não só o material genético da mãe (DNA), como também fragmentos livres do DNA do feto.
Com a análise desses fragmentos, é possível determinar o sexo do bebê, por meio de técnicas de biologia molecular que conseguem identificar a presença do cromossomo Y na amostra de sangue.
Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo, sua presença indica que a mãe está grávida de um menino. Se o cromossomo Y não for detectado, quer dizer, então, que provavelmente uma menina está a caminho.

Faça seu AGENDAMENTO clicando aqui

COMO É FEITO O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame é bem simples de ser feito. Consiste apenas na coleta de uma amostra entre 5mL a 10mL de sangue da mãe para a análise. Não é necessário estar em jejum ou fazer qualquer preparação antes do exame.
Em seguida, o plasma é separado e submetido à técnica conhecida como Reação em Cadeia da Polimerase (ou PCR, do inglês Polymerase Chain Reaction) por tempo real.
O PCR em tempo real irá encontrar sequências genéticas específicas no cromossomo Y para determinar o sexo biológico do bebê, a partir dos fragmentos livres do DNA fetal encontrado no plasma materno.

Com quantas semanas posso fazer o exame de sexagem fetal?
O exame deve ser realizado a partir da 8° semana de gestação. Esse é o tempo para que se consiga obter fragmentos suficientes de DNA do feto no plasma materno, a fim de se obter um diagnóstico mais preciso.

Como é a sexagem fetal em gravidez de gêmeos?
No caso de gêmeos idênticos (univitetinos), o resultado do exame vale para os dois bebês. No entanto, quando se tratar de gêmeos fraternos (bivitelinos), a presença do cromossomo Y vai indicar que pelo menos um dos bebês é menino, já o segundo pode ser também menino ou ser menina. E se o cromossomo não for detectado, provavelmente ambos os bebês são meninas.

Faça seu AGENDAMENTO clicando aqui

QUANDO SAI O RESULTADO DO EXAME?

O resultado sai em até 8 dias úteis.

O EXAME É CONFIÁVEL?

Se a sexagem fetal for feita a partir a 8° semana de gestação. A detecção do Cromossomo Y no sangue materno indica alta probabilidade (99%) de o feto ser do sexo masculino.
Gestações múltiplas em que há a perda de um dos fetos, como pode ocorrer após procedimento de fertilização in vitro ou hiperovulação, pode interferir no resultado de sexagem fetal. Mesmo que os fetos sobreviventes sejam do sexo feminino, se o feto abortado for do sexo masculino seu DNA fetal será detectado, gerando um falso positivo para a presença de cromossomo Y. Nestes casos, a fração de DNA do feto abortado pode permanecer viável por mais de 20 semanas no plasma materno.
Em alguns casos, no entanto, poderá ser necessária uma 2a coleta após, no mínimo, duas semanas, a fim de se obter um resultado definitivo.

Faça seu AGENDAMENTO clicando aqui

O QUE PODE FAZER COM QUE O EXAME SEJA INCONCLUSIVO?

Em aproximadamente 5% dos casos, o resultado pode ser inconclusivo.
O principal fator para obtenção de um resultado inconclusivo é DNA fetal insuficiente na circulação materna. Isto deve se:
• A coleta ter sido realizada antes da 8a semana de gestação;
• Massa corporal acima do índice padrão com estatura pequena da progenitora;
• Alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina, podem inibir o teste;
• Possível perda gestacional.
IMPORTANTE
Mães com transplantes e transfusões de sangue feitas recentemente (há pelo menos quatro meses) podem ter resultados inconclusivos.

COMO FAZER O EXAME NA DR EXAMINA?

É necessário ter idade gestacional superior a 8 semanas e agendar seu exame clicando aqui