Santos

Varizes

Varizes

 

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que surgem na parte mais superficial da pele. Geralmente aparecem nas pernas e nos pés, mas podem atingir as coxas, o escroto (chamada de varicocele) e o ânus (chamada de Doença Hemorroidária). Podem causar dor, desconforto além de efeito estético indesejável. São fatores de risco o histórico familiar, a obesidade, o sedentarismo e o antecedente de traumatismo no membro inferior.

 

O diagnóstico das varizes é feito pela história clínica e pelo exame físico. Exames de ultrassom Doppler podem auxiliar no planejamento terapêutico e para avaliar o sistema venoso profundo do membro inferior.

 

O tratamento pode envolver algumas medidas de autocuidado, como praticar exercícios, elevar as pernas, usar meias de compressão e não ficar muito tempo em pé ou sentado. O uso de medicamentos venotônicos ajudam a diminuir os sintomas.

 

O tratamento definitivo das varizes é cirúrgico. Existem diversas técnicas possíveis, que vão desde a cirurgia convencional até o uso de laser, radiofrequência ou embolização. A escolha da técnica dependerá de alguns fatores como o calibre dos vasos, localização, situação de saúde do paciente e dentre outros. Consulte um Cirurgião Vascular que avaliará seu caso de forma individual para determinar qual o melhor tratamento.

 

Para agendar consulta com CIRURGIÃO VASCULAR, ou saber sobre vagas, valores e médicos, acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.