Santos

Urologia

urologista

Urologia

 

Para saber sobre vagas disponíveis, valores de consulta, nomes dos médicos acesse a AGENDA ONLINE.

Instruções de como utilizar a agenda online CLIQUE AQUI.

 

Sobre a UROLOGIA…

 

O Urologista é o médico Especialista no Aparelho Urinário e no Aparelho Reprodutor Masculino. Portanto, ele trata doenças dos rins, ureteres, bexiga, uretra, glândulas supra-renais, testículos, epidídimos, próstata, pênis, ductos deferentes, cordões espermáticos e vesículas seminais.

 

O Urologista Também Atende Mulheres?

 

Sim. O Urologista trata diversas doenças urinárias que acometem mulheres. Por exemplo, a Infecção Urinária, a Incontinência Urinária, os Cálculos Renais, o Câncer de Bexiga e de Rim, os Tumores das Glândulas Supra-Renais, são algumas doenças de responsabilidade deste médico.

 

Com que Idade Devo Consultar um Urologista?

 

A frequência com que surgem as doenças geniturinárias varia de acordo com a idade. As crianças poderão apresentar dois tipos de problemas principais: Infecções Urinárias ou Mal Desenvolvimento de Algum Órgão. Portanto, se o pediatra perceber algum aspecto diferente no genital da criança, ou precisar tratar infecção de urina, irá encaminhá-lo a um Urologista.

 

Os meninos adolescentes e os homens mais jovens poderão contar com o urologista para Orientação Sexual, Prevenção e Tratamento das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Então, os pais percebendo a necessidade de aconselhamento ao jovem, na impossibilidade de fazê-lo, poderão levá-lo ao Urologista.

 

Homens Adultos de qualquer idade poderão precisar de um Urologista para tratamento e aconselhamento das Disfunções Sexuais, como problemas com a ereção e a ejaculação. O Urologista é quem avalia o fator masculino de Infertilidade.

 

Pessoas de qualquer idade com formação de Cálculos Urinários, Infecção de Urina, Incontinência Urinária ou Dificuldade para Urinar deverão passar com Urologista.

 

A principal visita rotineira ao Urologista fica por conta dos Homens Acima de 50 anos, que deverão fazer o exame de Rastreamento do Câncer de Próstata. O exame é feito uma vez por ano até os 80 anos. Os homens negros e aqueles com caso de câncer de próstata em parentes de primeiro grau deverão começar o exame aos 45 anos.

Outra doença muito comum no homem a partir dos 50 anos é a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que se manifesta com dificuldade de urinar.

 

 

Qual a Diferença entre o Urologista e o Nefrologista, pois ambos médicos cuidam dos Rins? 

 

O Urologista é um especialista com formação Cirúrgica, ou seja, é o médico que realiza cirurgia do aparelho urinário. Portanto todas as doenças de tratamento cirúrgico são cuidadas pelo urologista. Mas existem inúmeras doenças vistas pelo Urologista que não irão requerer cirurgia. A grosso modo, as doenças clínicas do trato urinário inferior, ou seja, bexiga e uretra, são tratadas pelo Urologistas também.

 

Já o Nefrologista é um médico de formação Clínica. Não realiza cirurgias, mas é especialista em conduzir as situações geradas no organismo pelo mal funcionamento dos rins. É o médico que realiza a hemodiálise quando os rins não estão mais funcionando bem. Trata doenças que ocasionam dano aos rins, como as glomerulonefrites, a hipertensão arterial, e trata doenças ocasionadas pelo mal funcionamento dos mesmos, como a anemia e o hiperparatireoidismo.

 

 

Conheça os especialistas da Dr Examina:

Dr Luís Augusto Galvão Elias

Dr Heleno Diegues Paes

 

Saiba mais sobre:

Litotripsia Extracorpórea

Cálculos Renais

Lesões Genitais

Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB)

Câncer de Próstata

Vasectomia

Estudo Urodinâmico

Urofluxometria

Infecção Urinária

Outras Especialidades Médicas